"Ser competente é acertar um alvo que ninguém acertou, ser administrador é acertar um alvo que ninguém viu." Erlandson Andrade

Foto do seminário de Língua Portuguesa com tema: "Região Centro Oeste"


4 de mai. de 2010

Trabalhabilidade

Mais que a empregabilidade, o grande desafio no momento atual é a Trabalhabilidade, ou seja, adquirir e desenvolver competências e habilidades que apresentam um real valor no momento, aprofundar o autoconhecimento, aperfeiçoar a capacidade de atuar em parceria, de assumir posições de liderança, de maximizar o aproveitamento do potencial dos indivíduos e grupos, de trabalhar sob pressão ou em situações de ambigüidade,contudo, sem perder de vista os resultados a serem alcançados.
A autora, por uma abordagem dinâmica e clara, demonstra a importância da competência interpessoal e do equilíbrio intrapessoal como um dos fatores cruciais não só da Trabalhabilidade, mas também da qualidade da performance das pessoas e das organizações. Num mundo completamente instável e competitivo, no qual produtividade, qualidade, respeito ao cliente, prazos, custos, inovação e criatividade representam vantagens estratégicas para sucesso de qualquer empreendimento, as pessoas e as organizações precisam se conscientizar de que as dificuldades encontradas no mundo do trabalho são menos de ordem técnico-profissional e mais de natureza comportamental.
Ao abordar o comportamento humano como um sistema em suas dimensões individual, grupal e social, a presente obra propicia uma compreensão dos processos que intervêm nos relacionamentos, na dinâmica grupal, no desencadeamento dos conflitos, tanto intra e interpessoais, quanto intra e intergrupais cujos efeitos provocam perdas incalculáveis de tempo, qualidade de vida e recursos materiais.

Referência: Rosa R. Krausz, Trabalhabilidade.
Rosa R. Krausz é consultora em treinamento e desenvolvimento de talentos humanos. Tem mestrado em Ciências Sociais e é doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo.

Um comentário:

  1. muito interessante o texto, nos mostra de uma maneira muito clara um tema de muito importância para nos mantermos empregados.

    ResponderExcluir