"Ser competente é acertar um alvo que ninguém acertou, ser administrador é acertar um alvo que ninguém viu." Erlandson Andrade

Foto do seminário de Língua Portuguesa com tema: "Região Centro Oeste"


29 de mai. de 2010

Resenha crítica - Psicologia

O Homem: Trabalho e Participação no quadro geral do Desenvolvimento Organizacional. 
Homem como um ser Social
 Segundo Kanaane, o homem socializado adquiriu valores que ajudam na sua moral, a experiência do trabalho está relacionada a seu aprendizado, estando assim ligado a sua história anterior.
Ao seu processo de evolução, a necessidade exige organização do ato presente, movimentar intensamente intrometer-se no ato desses trabalhadores e suas origens à vida social.
Entregar com empenho e vigor, focar o indivíduo, desenvolvendo a democracia popular com canais livres de informação, fazendo assim aumentar a qualidade e a responsabilidade da coletividade.
Realmente, compreende a mudança de atitude individual e grupal na pesquisa por novos dimensionamentos na composição. Diante de nova disputa social e profissional nas organizações, o desempenho para se adequar profissionalmente a um emprego vai fazer surgir algo tanto na capacitação profissional quanto mais nas chances de experiências e chegar ao estado de perfeição em grupo.
Relações interpessoais e pontos de conflitos
O efeito de organizar o procedimento humano nas organizações concentra- se nas conquistas profissionais cujas missões ligadas com o meio ambiente de mercado firme de alterações. Kanaane é decisivo com ligação inventável acontecimento de desordem nas relações entre grupos. Analisando seu estado da força, qualificar e empregar a abordagem, que defendem uma análise global reproduzida pela pesquisa de talento que surge um sistema e que produz. O autor afirma que a disputa de obter principia de reação, e nega a dignidade afirma ser procedência justa e salutar de exprimir sensações, e pesquisar soluções entre os indivíduos, estabelecendo um dos maiores competição do Administrador. Embates organizacionais são úteis é necessário examinar a igualdade para surgir novas idéias, de estimulo, motivação afim de progresso e fertilidade. O que nomeamos títulos, autognose, apreço e percepção, aptidão individuais que ocorrem a cobrança da autoridade de ser influenciador e influenciados na ligação da organização.
Homem ser social político: Contribuições para a compreensão dos processos participativos nas organizações
  Participação é o impulso do sucesso. Numa empresa, onde existem grupos, a participação é fundamental numa organização. Uma característica desse sucesso é colocar a pessoa certa, no lugar certo, diretamente ou indiretamente. A participação, sendo mais atuante pela abertura que as empresas vem dando com relação à divisão dos lucros, o que anima e incentiva o trabalhador, pois ele passou a ser atuante nas empresas.
    Citamos alguns pensamentos de alguns autores a participação.
    Segundo Motta (2001) a participação é como instrumental para experiência burocrática, para Lerner (1996), é fundamentada na doutrina social da Igreja Católica, qual sublinha os aspectos da participação, relacionados à  justiça social, já para Freitas (1991), há uma linha de orientação social  democrata, gradualista e para Demo (1999) as formas de participação na evolução social.
     Baseado na participação dos lucros, para outros autores como: José Afonso da Silva e Celso Ribeiro Bastos, na norma era meramente pragmático, não sendo, portanto, auto aplicável. Já para Sérgio Pinto Martins, o direito à participação nos lucros,desvinculado da remuneração, já era auto aplicável desde a constituição de 1988. Através da conscientização do indivíduo no seu setor de trabalho, gera a participação e comprometimento do seu grupo organizacional deixando de lado a idéia que democracia levaria à improdutividade. Devemos reconhecer que é preciso aprender a nos colocar e interagir de acordo com os limites. Porém, há várias empresas que ainda têm um excessivo controle, com os funcionários, mantendo-os alienados, sem exercer sua participação. Resta agora a necessidade das organizações revê suas normas administrativas visando à valorização induzindo-os a participação de forma ampla, pois certamente trará   produtividade, crescimento profissional e harmonia do ambiente de trabalho.
Como conceber o desenvolvimento organizacional?
Nas relações interpessoais, existentes no ambiente de trabalho, identificamos características, que refletem estágios na participação de cada ser envolvido.
Para que o desenvolvimento organizacional se efetive e seja satisfatório, ações precisam ser adotadas, como o autor cita algumas delas: laboratório de sensibilidade, pesquisa de atitude e opiniões (onde o colaborador pode participar e com essa ação diminuir os conflitos existentes nos grupos.
Os desenvolvimentos organizacionais permitem perceber alguns aspectos específicos de culturas organizacionais, como:

  • Limitada mobilidade às mudanças no ambiente de trabalho;

  • Valorização restrita do fator humano (grupo e individual)

  • Burocratização excessiva para cumprir norma e valores, gerando pensamento linear;
Em organização com avançado grau de desenvolvimento evidenciamos outras características:

  • Objetivo deprimido e transmitido para os demais operacionais e gerenciais;

  • Participação e integração entre organização indivíduos e grupos;

  • Criatividade para atingir metas individuais e organizacionais. 
O desenvolvimento organizacional foi citado anteriormente tem como objetivos entregar, ligar, unir o fator humano ao organizacional, resolver os problemas diferenças para atender como perfeição as missões e objetivos impostos a ambos.   
Desenvolvimento organizacional? Por quê?
Lança - se mão de uma análise reflexiva das variáveis socioculturais presentes, contudo, deixar de se considerar as interdependências com o sistema político/ideológico e as implicações nos níveis administrativos e operacionais. Deve-se evitar tentativas planejadas de desenvolvimento organizacional no estilo que diz respeito à estrutura, funcionamento e dinamismo, que são adotadas por algumas empresas, inclusive multinacionais que utilizam “esquemas prontos” e “formulas mágicas”, deve enfatizar a aprendizagem a partir das experiências vivenciadas pelos membros de uma organização. Um processo interativo aflora, de maneira significativa, quando os participantes de uma empresa trocam informações avaliativas sobre as respectivas posturas, tendo em vista o impacto das mesmas no quadro geral da mudança pretendida.
A intervenção organizacional assumiu dois enfoques: consultorias internas (contratados via terceirização de serviços) propiciariam maior agilização nas ações globais, acelerando o processo de adaptação ao meio externo. Sendo fundamental realizar avaliações periódicas, visam adotar treinamentos e desenvolvimentos dos indivíduos. O treinamento deverá estar voltado para os aspectos de atitudes e comportamento para que os temas sejam efetivamente debatidos e discutidos, deverão ser adequadas aos novos ambientes, implicando manejamento do pessoal, novas oportunidades nos planos de sucessão, a empresa deverá desenvolver estratégicas de marketing que visem posicioná-la no mercado, como exemplo as ações de Endomarketing como veículo facilitador para difusão da cultura interna sem perder de vista o mercado externo. As relações entre o homem no ambiente de trabalho às vezes são de maneira conflitiva e desestabilizadora. A motivação, a comunicação e a participação estão presentes no nível de participação do trabalhador, tornando facilitador para sua formação. Um ambiente facilitador flexibilizado, tornando-o propício ao intercambio de informações e ao incremento da participação. Evitar preconizar o emprego de “pacotes de treinamento”, mudanças planejadas adotando outro processo de desenvolvimento organizacional, agenciado por seus membros (consultores internos ou consultores externos) alinhados à cultura da organização. E alternar o enfoque do Endomarketing como estratégia facilitadora e objetiva, ampliar e habilitar os canais de comunicação, possibilitar o despertar do potencial humano e conceber  homem como um ser global, capaz de auto diagnosticar, gradativamente atuar mais concreto e eficazmente no contexto organizacional.
     Conclusão do grupo
Ao observarmos as relações que o homem estabelece com o trabalho e com as organizações, percebemos a existência de diferentes condutas no ambiente organizacional. As experiências vivenciadas pelo individuo tanto as sociais quanto as profissionais, são resultados de um conhecimento adquirido em sua infância durante seu aprendizado que pode interferir  no seu contexto socioprofissional, influenciando e sendo influenciado. A participação é muito importante, para o desenvolvimento, e pode ser aperfeiçoada de maneira geral, inclusive saber lidar com os conflitos, que existem em todas as organizações, pois não existe organização perfeita. A ênfase na comunicação é o melhor meio para alcançar a parceria e o comprometimento dos funcionários; cabe a cada setor adequar seus funcionários para que esses possam atender a demanda e as necessidades da organização.
Referência Bibliográfica
Kanaane, Roberto, Comportamento Humano nas Organizações: O homem  rumo ao século  XXI,São Paulo. Atlas, 1999. Roberto Kanaane é psicólogo, pedagogo, mestre e doutor em Ciências junto a Universidade de São Paulo. Coordenador do mestrado em Administração junto a Unimonte. Coordenador em pós-graduação em Administração Hospitalar junto ao IPH. Professor junto ao programa de mestrado e doutorado em renomadas Universidades, entre elas: UNOPAR, UNIMAR, UNG, IMES-CEAPOG. Professor de pós-graduação da PUC São Paulo, FEA-USP, FAAP, FATEC- São Paulo. É Sócio Diretor da Roka consultoria em recursos humanos S/C ltda.    

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